Direção



 

João Tiago Silveira

Ver mais ...

É doutorado em Direito e professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas na área do Direito Administrativo, Contencioso Administrativo, Direito do Urbanismo e Direito Constitucional e é membro da Direção do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e da International Association of Legislation.

Tem atividade relevante no setor privado enquanto advogado na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados. É árbitro-presidente nos tribunais arbitrais do Conselho Económico e Social e árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa.

Desempenhou vários altos cargos públicos, entre os quais os de Secretário de Estado da Justiça, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Diretor do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça. Nessas funções concebeu e executou iniciativas nas áreas da simplificação dos registos, notariado e propriedade industrial, utilização das novas tecnologias nos tribunais, better regulation, reabilitação urbana, resolução alternativa de litígios e reforma do Contencioso Administrativo.

João Tiago Silveira tem obra publicada e efetua habitualmente intervenções em colóquios e conferências nas áreas do Direito Administrativo, Contencioso Administrativo, Direito do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Simplificação Administrativa e processual, better regulation e Direito Constitucional.

Iniciou a sua militância na Juventude Socialista há mais de vinte anos e foi membro de vários órgãos nacionais do Partido Socialista. Atualmente é membro da Comissão Nacional.

 

 


 

André Mercier Figueiredo

Ver mais ...

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, especialização de Ciência Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Conclusão do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias pela Escola Secundária de Viriato.

Frequenta o Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, especialização de Ciência Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

É atualmente Técnico Especialista no Gabinete do Secretário de Estado da Educação e exerceu funções como Assessor Parlamentar, com a categoria de estagiário, no Grupo Parlamentar do Partido Socialista;

É Vogal na Direção do Gabinete de Estudos do Partido Socialista e Vogal no Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa. Foi Adjunto da Direção do Gabinete de Estudo do Partido Socialista.

É Árbitro de Futebol e Futebol de Praia, atualmente na categoria C4, na Associação de Futebol de Lisboa e foi Coordenador Técnico de Arbitragem, nas vertentes de Futebol e Futsal, na Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa;

Foi Formador do Plano Nacional de Ética no Desporto no âmbito do PIVS – Programa para a Inclusão e Vida saudável (IPDJ I.P.), em parceria com o ILDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (2015); Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Coordenador do Departamento de Política Educativa e Ação Social da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Trabalhador temporário no Arquivo Distrital de Viseu ao abrigo do Programa de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude.

 

 


 

Ângela Ferreira

Ver mais ...

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, especialista em Urbanismo, pós-graduada em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, atualmente Chefe de Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

Desempenhou diversos cargos públicos, entre os quais Diretora do Departamento de Projetos Estruturantes e Chefe de Divisão da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Adjunta de SE o Subsecretário de Estado da Administração Interna, Assessora do Diretor de Departamento de Urbanismo, Diretora de Projeto do Plano Diretor Municipal e Chefe da Divisão de Planeamento Municipal, Ordenamento do Território e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Loures. Nessas funções colaborou na implementação da reforma das forças e serviços de segurança, restruturação dos dispositivos territoriais, acompanhamento da elaboração dos manuais de recomendações técnicas para instalações de forças de segurança, coordenou várias equipas técnicas de elaboração de planos municipais de ordenamento do território, áreas de reabilitação urbana, elaboração e implementação de projetos europeus na área da mobilidade, ambiente e património, elaboração e implementação de projetos de informação geográfica e toponímia. Iniciou a sua atividade política na Juventude Socialista há mais de quinze anos.

 

 


 

Eurico Brilhante Dias

Ver mais ...

Doutorado em Ciências Empresariais. Secretário de Estado da Internacionalização. Professor do ISCTE-IUL (ISCTE Business School). Foi deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus, membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Foi Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito à Resolução do Banco Internacional do Funchal (BANIF).

Foi Diretor da Licenciatura de Gestão do ISCTE, e Coordenador de Mestrados e Pós-Graduações no INDEG ISCTE. Foi Administrador Executivo da AICEP Portugal Global com o pelouro da internacionalização de PMEs, da Avaliação das Candidaturas ao Sistema de Incentivos para a Internacionalização de PMEs e das IFIs (Instituições Financeiras Internacionais). Foi ainda administrador executivo da AICEP Global Parques, com o pelouro de Marketing e Finanças, com especial destaque para a promoção da Zona Industrial e Logística de Sines. Foi perito na Comissão ‘Portugal Logístico’.

Foi coordenador da equipa que recebeu o Prémio ESRI 2009 para o melhor projeto na administração pública para localização de investimento em Portugal (Projeto Global Find).Orador em diferentes eventos nacionais e internacionais, de natureza científica e política, com destaque para EIBA 2012, o World Investment Forum (academic conference) e a Progressive EconomyConference (do S&D Group): Competitiveness and Cohension in the Eurozone em julho de 2013.Eurico Brilhante Dias tem obra publicada na área da Logística Empresarial e na Macro logística, tendo publicado igualmente no domínio dos determinantes da atração de Investimento Direto Estrangeiro e da Internacionalização de PMEs.

É membro da Ordem dos Economistas, da European International Business Association e da APLOG. É membro do Secretariado Nacional  do PS. Foi militante da JS e é militante do PS desde 1995.

Presentemente desempenha funções de Secretário de Estado da Internacionalização.

 

 


 

Filipa Marques Júnior

Ver mais ...

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2000).European Master’s Degree in Human Rights and Democratization (2002).Advogada na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, desenvolvendo atualmente a sua atividade na área do contencioso civil, criminal e contraordenacional e compliance.

Lecionou Prática Jurídica Interdisciplinar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, de 2008 a 2009. Lecionou na Pós-Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de 2004 a 2009.Foi Consultora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, de 2000 a 2001.Oradora em seminários e conferências em diversas áreas do Direito.

 

 


 

Francisco André

Ver mais ...

Advogado. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia de 2009 até final de 2013 e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XVII Governo Constitucional.

É militante do Partido Socialista e representante do PS em alguns órgãos do Partido Socialista Europeu e na Internacional Socialista.

É membro da Comissão Permanente do Partido Socialista

 

 


 

João Pedro Vieira

Ver mais ...

Médico Interno de Saúde Pública, formado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Exerceu diversos cargos de representação dos Estudantes na Faculdade de Medicina e na Universidade de Lisboa, nomeadamente o de Presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa entre Outubro de 2014 e Fevereiro de 2016. Realizou diversas comunicações nas áreas da Pedagogia e Educação Médica. Integrou a 1ª edição do Health Parliament Portugal. É membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos.

Estudante de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Integra os órgãos regionais da Juventude Socialista e do Partido Socialista Madeira na qualidade de Presidente da Comissão Regional da JS e os órgãos nacionais da Juventude Socialista, sendo membro da Comissão Nacional do Partido Socialista em representação da JS.

 

 


 

João Sequeira

Ver mais ...

Jurista. Quadro Superior da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações).

Licenciado em Direito (variante ciências jurídico-políticas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Pós-Graduado em Direito do Ordenamento do Território, Ambiente e Urbanismo, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Cidade, Território e Requalificação, pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e em Direito da Contratação Pública (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Tem ainda o Curso de Alta Direção em Administração Pública, pelo INA (Instituto Nacional de Administração) e o Diploma de Estudos Avançados de Terceiro Ciclo em Políticas Públicas, pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa).

Atualmente é Doutorando em Políticas Públicas, no ISCTE – IUL (encontrando-se na fase de elaboração da tese de Doutoramento).

É Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Informática, I.P. e exerceu funções de vereador em regime de permanência da Câmara Municipal de Rio Maior; Assessor do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, I.P e foi Deputado à Assembleia da República nas VIII e XI legislaturas.

João Sequeira é membro da Assembleia Municipal de Rio Maior e da Assembleia da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo) e membro da Comissão Política Nacional do PS.

 

 


 

Maria Begonha

Ver mais ...

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais – FCSH – UNL

Pós-Graduação em Ciência Política – FCSH-UNL

Deputada e Membro da Direcção da Bancada da Assembleia Municipal de Lisboa

Comissária Política Nacional do PS

Secretária Nacional para a Organização da Juventude Socialista

Vice-Presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa da Juventude Socialista

Foi Secretária Nacional para as Relações Internacionais da Juventude Socialista

 

 


 

Tiago Gonçalves

Ver mais ...

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestrando em Relações Internacionais, pela Universidade dos Açores e em Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Exerce as funções de assessor parlamentar do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República. Profissionalmente é técnico superior – jurista, com vínculo de emprego publico, por tempo indeterminado, oriundo do quadro regional de Ilha Terceira, da Administração Regional dos Açores.

Foi Secretário Nacional para a Organização da Juventude Socialista.