Conselheiros



 

Ana Maria Bettencourt

Ver mais ...

Licenciada em Psicologia (Universidade de Paris VIII– Vincennes) com doutoramento-3ºciclo- em Ciências da Educação (Universidade de Paris V-René Descartes- Sorbonne).

Desempenhou vários cargos entre os quais: professora Coordenadora e presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal; deputada à Assembleia da República pelo Distrito de Setúbal; assessora da Casa Civil do Presidente da República Dr Jorge Sampaio; presidente da União Internacional dos Professores Socialistas.

Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE-2009 a 2013), eleita pela Assembleia da República

Tem-se dedicado ao estudo, lançamento e acompanhamento de inovações educativas, à formação de professores e à política educativa, designadamente a problemáticas relacionadas com a melhoria das aprendizagens, a luta contra a exclusão educativa e a educação para a cidadania áreas em que tem realizado conferências e intervenções públicas.

É autora e co-autora de diversas publicações na área da educação, tendo dirigido como presidente do CNE, as primeiras publicações Estado da Educação (2010, 2011, 2012), relatórios que apresentam o “retrato” da situação em Portugal em todos os níveis da educação, formal e não formal. Tem várias publicações sobre o problema das desigualdades na educação.

 

 


 

António Correia de Campos

Ver mais ...

Professor Jubilado da ENSP/UNL.

Presidente do Conselho Económico e Social.

Membro da AR, entre 1991 e 1992, e Deputado Europeu de 2009 a 2014.

Secretário de Estado em 1975 e 1979.

Ministro da Saúde em 2001-2002 e 2005-2008. Antigo Especialista Senior do Banco Mundial. Presidente do INA (1997-2001) e da Comissão do Livro Branco da Segurança Social (1976-1978).

Presidente da AG do SUCH e da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aloçageme.

Presidente do Conselho de Amigos da Fundação Joaquim dos Santos, Torredeita, Viseu.

 

 

 

António Vitorino

Ver mais ...

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestrado em Ciências Jurídico -Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa desde 2008

Presidente do Institut Jacques Delors – Paris (2011-2016). Deputado à Assembleia da República entre 1980 e 2006. Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares (1983-1985). Secretário Adjunto do Governo de Macau (1986-1987). Juiz do Tribunal Constitucional (1989-1994). Deputado ao Parlamento Europeu (1994-1995). Ministro da Presidência e da Defesa Nacional (1995-1997). Comissário Europeu para a Justiça e os Assuntos Internos (1999-2004).

 

 


 

Augusto Santos Silva

Ver mais ...

Doutorou-se em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e fez a agregação em ciências sociais pela Universidade do Porto.

Ministro dos Negócios Estrangeiros. É professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Sociologia da mesma universidade. Colabora pontualmente com outras instituições de ensino superior, como o ISCTE-IUL, a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra. Trabalha nas áreas da epistemologia e metodologia das ciências sociais; da sociologia da cultura; e da ciência e teoria política.

Entre 1999 e 2011 desempenhou funções públicas, entre as quais a de Deputado à Assembleia da República e de Ministro da Educação, da Cultura, dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional.

Entre as funções de direção que ocupou na Universidade do Porto contam-se as de pró-reitor e de presidente do Conselho Científico da sua Faculdade.

 

 


 

Francisco Seixas da Costa

Ver mais ...

É docente universitário, consultor e administrador empresarial.

É licenciado em Ciências sociais e políticas. Como diplomata de carreira (1975-2013), foi embaixador junto da ONU, da OSCE, da UNESCO, no Brasil e em França.

Foi secretário de Estado dos Assuntos europeus em dois governos socialistas (1995-2001).

Foi presidente do Conselho geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e diretor executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa.

Tem livros e trabalhos publicados sobre temas relações internacionais e de segurança. É colunista do Diário Económico e do Jornal de Notícias

 

 


 

Gustavo Cardoso

Ver mais ...

É Professor de Tecnologia e Sociedade no ISCTE-IUL, investigador associado no CADIS (Centre d’Analyse et d’Interventions Sociologiques) e no College d’Études Mondiales na FMSH em Paris. Membro do Innovation Lab da Annenberg School of Communication da University of Southern California e do CIES-IUL em Lisboa foi também Professor visitante no IN3, em Barcelona.

Entre 1996 e 2006 foi consultor para a Juventude e Sociedade da Informação da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio. As suas análises de reflexão sobre a política, economia e cultura portuguesas incluem “O Poder de Mudar” (Tinta da China, 2014) e a organização da obra ” Inovar Portugal: 20 ideias para 2020″ (Campo das letras, 2005). Entre as suas obras no domínio dos estudos da comunicação e informação incluem-se “Os Media na Sociedade em Rede” (Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal; FGV no Brasil; e UOC Press em Espanha) e os volumes por si coorganizados “Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política” (INCM, 2006), “World Wide Internet: Changing Societies, Economies and Culture”s (Univ. de Macau Press, 2010), “Rescaldo e Mudança” (Esfera do Caos e Oxford University Press 2012), a “Sociedade dos Ecrãs” (Tinta da China, 2013), “O Livro, o leitor e a leitura digital” (Fundação Calouste Gulbenkian, 2015) e “A Sociedade em Rede em Portugal: dez anos de transição” (Almedina, 2015).

É desde 2013 membro da rede de investigação “The Crisis of Europe” sobre as transformações políticas, culturais e económicas em curso nas sociedades europeias e na União Europeia.

 

 


 

Helena André

Ver mais ...

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi Deputada à Assembleia da República pertenceu à Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público, Comissão de Assuntos Europeus, Comissão de Segurança Social e Trabalho e omissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal.

Membro do Conselho Científico do Instituto de Investigação sobre o Emprego da Napier University. Foi Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social do XVIII Governo Constitucional. Foi Secretária-Geral Adjunta da Confederação Europeia de Sindicatos.

 

 


 

Helena Freitas

Ver mais ...

Doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra em 1993, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, tendo realizado depois um pós-doutoramento em Alterações Globais na Universidade de Stanford, EUA, entre 1994 e 1996.

Deputada à Assembleia da República pertence à Comissão de Defesa Nacional, Comissão de Agricultura e Mar, Comissão de Educação e Ciência, Comissão de Saúde e Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi Vice-Reitora da mesma Universidade. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e foi Directora do Jardim Botânico da mesma Universidade de Coimbra (2004-2012).

Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002 e primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra.

Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação interdisciplinar no âmbito das Ciências Biológicas, centrando as suas áreas de interesse no estudo do funcionamento dos ecossistemas, biodiversidade, ambiente e conservação da natureza.

 

 


 

João Cravinho

Ver mais ...

Nasceu em Angola, em 1936. É engenheiro civil pelo Instituto Superior Técnico, Master of Arts (Economics) pela Universidade de Yale e frequentou durante dois anos o Programa de Doutoramento (D. Phill) da Universidade de Oxford, que deixou após o 25 de Abril.

Foi Director Geral do Planeamento da Indústria, fundador e director do Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial (GEBEI), consultor da OCDE, da UNESCO e da Comissão Europeia. Fellow do IDS da Universidade de Sussex e professor convidado do ISEG, do ISCTE e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Pertenceu ao MES e à Intervenção Socialista (GIS) antes de entrar em 1976 no Partido Socialista, de que foi dirigente até 2009, deputado à Assembleia da República em várias legislaturas, Vice-Presidente do Parlamento Europeu Exerceu os cargos de Ministro da Indústria e Tecnologia do IV Governo Provisório e de Ministro do Equipamento Social, do Planeamento e da Administração do Território no I Governo de Guterres.

Foi membro do Conselho de Estado. De 2007 a 2011, foi administrador do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), com sede em Londres.

 

 


 

Mariana Vieira da Silva

Ver mais ...

Licenciada em Sociologia, pelo ISCTE-IUL. Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro.

Investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem trabalhado na área das políticas públicas, políticas de saúde, políticas de educação ou políticas de justiça, tendo diversas publicações nestas áreas. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia desde março de 2012.

Foi formadora do INA e do IPPS-IUL. Foi Assessora da Ministra da Educação, entre 2005 e 2009 Foi Adjunta do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, entre 2009 e 2011. Foi membro da equipa organizadora do Fórum das Políticas Públicas, no ISCTE. Foi membro do Conselho Consultivo do Descobrir – Programa Gulbenkian para Cultura e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde novembro de 2015 que desempenha funções como Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro.

 

 


 

Paulo Pedroso

Ver mais ...

Licenciado em Sociologia, pelo ISCTE-IUL. Docente universitário na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL).

Foi Deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, pertenceu à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e Comissão de Saúde.

Foi Ministro do Trabalho e da Solidariedade, Secretário de Estado do Trabalho e Formação e Secretário de Estado do Emprego e Formação. Foi Membro do Conselho Económico e Social, Presidente da Comissão Nacional do Rendimento Mínimo.